sexta-feira, 30 de abril de 2010

LEITURA DE CHARGE

Mais do que um simples desenho, a CHARGE é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge não precisa ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar por dentro do que acontece ao seu redor.


Amarildo Lima – 46 anos – É Capixaba e trabalha há 22 anos no Jornal A Gazeta do Espírito Santo como Chargista e Editor de Ilustração.
Na charge acima, o artista ilustra três importantes personagens da política brasileira em um encontro simulado em que um deles mostra recente capa da revista norteamericana Time, que fez uma lista dos líderes mais influentes do mundo em 2010. O desafio de vocês e nomear os personagens e explicar a sátira posta no desenho.

59 comentários:

João Pedro disse...

Os tres personagens são, Jose Serra, Lula e Fernando Henrrique.

João Pedro disse...

Eles zoaram o Lula porque ele não sabia ler.

Eduardo disse...

Eles zoaram o lula porque ele
não sabe ler ingles .
Os tres personagens são, Jose Serra, Lula e Fernando Henrrique.

Carlos Alberto disse...

Eles zoaram o lula porque ele
não sabe ler ingles .
Os tres personagens são, Jose Serra, Lula e Fernando Henrrique.

Eduardo disse...

O lula está semdo ironico
e zoando os outros ex presidentes

João Pedro disse...

E que o Lula estava fazendo uma hironia com os outros presidentes.

Carlos Alberto disse...

O lula está semdo ironico
e zoando os outros ex presidentes

phaollyanna disse...

lula, josé serra,frenando henrique lula esta fazendo uma ironia que se refere a josé serra e fernando henrique já que eles sabem muito entâo porque eles nâo estâo na capa da revista time

Raylla - 901 disse...

Os tres personagens são Lula, Fernando Henrriques, e José Serra.
Eles fizeram uma ironia zuaram o Lula falando que ele não sabe fala ingles.

matheus-901 disse...

Eles zoaram o Lula porque ele não sabia ler em inglês.

Maxwell-901 disse...

Eles zoaram o Lula porque ele não sabia ler.

maycon disse...

Os três personagen são Lula,José Serra e Fernando Henrique. A imagen mostra que o Luis Inácio Lula da Silva não é analfabeto como as pessoas pensam... Se ele fosse analfabeto ele não iria poder se eleger a presitende da repúblicar, assim a charge mostra que o Lula está fazendo uma ironia aos seus 'amigos'.

Marcos Paulo-901. disse...

INTEGRANTES DA CHARGE:
ATUAL PRESIDENTE DO BRASIL LUIZ INACIO LULA DA SILVA,O EX-GOVERNADOR DE SÃO PAULO JOSÉ SERA E O EX-PRESIDENTE DO BRASIL FERNANDO HENRIQUE.

SÁTIRA:
NESSA CHARGE O LULA ESTA 'ABUSANDO' DE FERNANDO HENRIQUE E JOSÉ SERA, POR QUE ELES SE DIZEM MUITO BONS, MAIS NÃO FORAM CAPAZES DE CONSEGUIR O MERITO CONQUISTADO POR LULA.

Marcos Paulo

jorgiane 901 disse...

Os trés personagens são Lula,José Serra,Fernando Herrique.Isto que o Lula fez foi uma ironia aos seus colegas,porque ele é analfabeto sim,mas está na capa de uma das mais famosas revistas do mundo.

Unknown disse...

Lula,José Serra,Fernando Henrique.
Eles estaum zoando da cara do Lula dizendo que ele não sabe ler Inglês...

Júlia 1002 disse...

Lula, José Serra e Fernando Henrique. A sátira mostra que o presidente do país está ironizando os outros, por não terem tido o seu mérito.

Unknown disse...

Lula,José Serra,Fernando Henrique.
Eles estão rindo do presindente
porque mesmo ele vendo a foto dele
ele não sabe de que assunto se trata.

Vívian disse...

O 'Lula' está sendo irônico, com os antigos presidentes do Brasil. Pois os antigos presidentes, se dizem, inteligentes, bem graduados, mas não conquistaram o mesmo espaço que Lula na mídia e não tiveram um bom resultado em seus governos feito Lula!

Marlúcia Karl@ 1002 disse...

Os personagens são o presidente Lula, José Serra e Fernando Henrique. É que o nosso presidente não sabe ler e nem fala inglês mas está na capa de uma das revistas mais famosas.

Gisele 1002 disse...

Os três personagens da sátira são o presidente Lula ;José Serra ;Fernando Henrique.A ironaia é que o presidente Lulu zoa com a cara dos outros por ele ter sido considerado o homem mais influente do mundo segundo a revista norte americana " TIME "

Unknown disse...

Os personagens dessa charge são:LULA,JOSÉ SERRA e FERNANDO HENRIQUE.Quem fez esta charge esta debochando do presidente por ele não saber ler Inglês...

Unknown disse...

A charge quer dizer que o presidente Lula tá perguntando seus opositores se eles sabem ingles , o presidente não saber ingles e ele e presidente e nem sabe falar em ingles .

Unknown disse...

Acho que tentao ver os lados criticos do cotidianos nosso com mais abuzo por que em alguns casos realmente e hum absurdo o que vemos nos dias de hoje e principalmente na parte politica mais , a questao das chargens e do cartoon so tentao mostra o lado mais contraido dos problemas parlamentares por que o governado nao sabe falar nem oi em ingles rsrsr e brincadeira

Unknown disse...

LULA,JOSÉ SERRA e FERNANDO HENRIQUE.Eles estavam zuando o LULA porque ele não sabia ler e nem escrever.

Unknown disse...

O presidente Lula estava perguntando o que estava escrito porque estava em ingles ai seus opositores estava gozando da sua cara.

Maria 1002 disse...

Os personagens são Lula,Fernando Henrique e José Serra.O presidente Lula está sendo bem irônico com os os outros presidentes pois mostrou para eles que mesmo não sabendo ler e nem escrever ele tem um grande potencial,e conseguil uma coisa que eles não conseguiram"a presidencia".

Unknown disse...

Luiz inacio lula da silva,José Serra e Fernando Henrique.
De que lula está sendo ironico com josé serra e fernando henrique por elesserem bons mas não ter conseguido o merito consedido a ele de ter saido na capa da revista TIME...

ueslley disse...

Luiz inacio lula da silva,José Serra e Fernando Henrique.
De que lula está sendo ironico com josé serra e fernando henrique por elesserem bons mas não ter conseguido o merito consedido a ele de ter saido na capa da revista TIME...

Gisele 1002 disse...

Os personagens da sátira são o presidente Lula; José Serra; Fernando Henrique. A ironia mostra o presidente sendo nomiado pela revista "TIME" como o homem mais influente do mundo e não sabendo pois não sabe falar inglês e muito mal português.

Rodolfo 1002 disse...

A sátira fala que o presidente Lula,está mostando aos seus dois opositores,José Serra e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso,que não prescisa saber inglês para ser uma personalidade influemte internacionalmente.

Unknown disse...

É que o Lula não sabia ler em inglês os personagens são:Lula,Fernando henrique cardoso e Jose serra!!!

Unknown disse...

Os nomes das tres personagens são tão comentadadas no mundo de hoje em dia,até Amarildo comenta sobre eles em suas charges,sobre eles de um modo ironico.

Ítalo neves disse...

Os personagens estavão zuando o lula por que,não sabe ler nem falr inglês.

vitor 1001 disse...

Que o presidemte Lula estava debochando do José Cerra e Fernando Henrique Cardoso q ele foi o único presidente brasileiro que consquiu ser considerado o mais influente lideres do mundo de 2010.

Unknown disse...

Entendo que Lula se acha melhor do que os outros, so por ter saido na capa da revista, mas a satira mostra que ele é tão bom que nem sabe ler ingles...

Unknown disse...

A revista Time fez uma lista de líderes mais influentes do mundo em 1010 .E dos 3 ,somente o lula esta nessa lista .

Unknown disse...

O texto explica que o charge foi criado para critica os politicos em forma de desenho ai acabou crecendo e virou o que e hoje um grande jornal em desenho engraçado

José Geraldo 1001 disse...

Que o presidente Lula de uma forma irônica estava mostrando sua capacidade para os canditados e ex presidente que nunca conseguiram conquistar esse merito de ser o único presidente brasileiro a ser mais influente entre os líderes mundiais de 2010.

Unknown disse...

Lula,José Serra e Fernando Henrique...
Quem está na capa do jornal eo Lula ,aproveitando que não sabe ler e pediu ajuda para os outros amigos do senado para saber quem está na capa da revista,assim os outros ficaram com cara de bravo para ele o "Lula"! ,

Johser -1001 disse...

E que o Lula foi o melhor presidente de 2010 por causa disso ele estava zoando o José Serra, o Fernando Henrrique.

Natalia 1001 disse...

O Lula estava zuando da cara deles por ter saido na capa da revista,mas nem sabe ler ingles.

Celiton felix da silva1001 disse...

Que o presidente Lula foi o único presidente brasileiro , aconquistar o mérito dos líderes mundiais em 2010.

Tayna 1001 disse...

Que o presidente Lula foi convidado ao mérito brasileiro aos líderes mundiais e ele foi o único brasileiro a ir para essa conferência.

Tiago da Rocha 1001 disse...

O Presidente está mostrando uma capa de uma revista de uma forma ironica ,para José Serra e Fernando Henrique...,
A sua capacidade de aparecer como uma pessoa que não sabe ler e nem escrever!
Na capa de uma revista famosa.Pois ele está tentando mostrar para o ex presidende e o canditato a sua capacidade de estar na capa de uma revista.

Nicholas 2001 disse...

Lula, Jose Serra,Fernando Henrique, certo chargista fez uma critica pelo potuguês de Lula, por não saber Inglês, sendo Presidente da Replublica!!!

Israel-2001 disse...

Bem!Os personagens retrados nessa charge são o Lula(Presidente do Brasil), José Serra e Fernando Henrrique Cardoso.
No meu ponto de vista, o Lula aproveita o prêmio ganho pela revista Time para zombar dos seus oponentes, já que alguém com seu grau de ensino conseguiu ganhar um algo que pessoas com grau maior não conseguiram.
Aproveitando a sua premiação Lula mostra que não é presciso ter tanto "porte" para ser alguém importante.

willian- 2001 disse...

Na chrge fernando e Errique Cardoso ria do Lula por que ele não consequia entender o que estava escrito no jornal.

aline 2001 disse...

Lula, José Serra, Fernando Henrrique. Certas criticas surgiram pelos simples fato do Presidente Lula não saber inglês e pronunciar errado o português.

ANTÔNIO FÁVARO JUNIOR disse...

É que o presidente lula, saio no ranckin, num dos mais importantes jornais do mundo, com a capacidade de grau de inteligência do presidente, o lula pergunta pro FERNANDO HENRIQUE que fica hironiado com a pergunta, que foi o presidente do BRASIL, e um candidato do país JÓSE SERRA que fica sem expressão pra dizer o que esta escrito do jornal TIME.

A moral é que no nosso país não tem muita capacidade de ter um presidente que apareça, num rankin de um dos mais populares jornais do mundo.

Unknown disse...

Os três personagens:Lula (atual presidente do Brasil),José Serra (ex-Governador de São Paulo) e Fernando Henrique(Ex-Presidente do Brasil).
O Lula está caçoando dos seus colegas pois se diziam tão capazes,mais não tiveram a honra que teve o Lula de aparecer na capa da revista 'TIME'.Como um dos maiores influentes de 2010.

Alexandre/2001 disse...

Os personagens são Lula,josé Serra e Fernando Henrique.A charge fala do Fernando Henrique e José Serra já que eles são bons porque eles não sairam na capa da revista time e o Lula saiu.

Fábio Barbosa_2001_ disse...

Os três personagens são:Lula,José Serra e Fernanda Henrique.
A charge fala sobre um presidente(Lula) que não sabe falar outra língua, sendo que um presidente tem que saber varias outras línguas, pois eles estão sempre com outros presidentes.

jennifer/2001 disse...

Essa charge fala sobre:Lula,José Serra eo Fernando Henrrique.A charge mostra que os personagens estavam com uma revista "Time" e o Lula não estava sabendo falar ingles e pergunou seus colegas se eles sabiam ler a revista, pela sua feição eu percebi que,Henrrique não sabia e o Serra estava confuso.Bom eu cho que a charge está querendo dezer que no nosso governo nimguém sabe lert nem escrever.

BRUNO CARVALHO 2001 disse...

o presidente (lula) não tem muito conhecimento com a língua inglesa,e por isso pede ajuda aos seus (companheiros),e isso dar entender que por isso que as vezes o nosso BRASIL, não tem nome do nosso presidente em um marketing mundialmente conhecido.
Essa é uma das explicações do nosso BRASIL não ser um país desenvolvido, por falta de conhecimento.

tainara-2001 disse...

Os personagens presentes na charge são:O atual presidente do Brasil(Lula),o ex-governador de São Paulo(José Serra),e Fernando Henrique Cardoso(Ex-presidente do Brasil).
O Lula estava sendo ironico com seus colegas por ele ter aparecido na capa da revista norteamericana 'TIME'.Pois eles se consideravam melhores que o Lula, porém não conquistaram o mérito de aparecerem na capa da revista como grandes influentes do ano de 2010.

Diolemar-2001 disse...

O chargista relata que o presidente Lula está fazendo um tipo de ironia contra os outros deputados.

Ian Felipe disse...

Integrantes
Luis Inácio Lula da Silva: Presidente
José Serra: Ex- Gorvenado de São Paulo
Fernando Henrique Cardoso: Ex- Presidente

Sátira:

Ele comenta dizendo q ele foi eleito um dos líderes mais influêntes do mundo. Então ele a mostra a ex presidente e o ex governador q está tentando se candidatar a presidência, que ele mostra que foi um dos únicos presidentes do Brasil a conquistar esse título demostrando que eles nunca irão conseguir o título que ele conseguiu e pedindo para que os outros leiam a revista para mostrar que ele não está errado, ele demostra sua ironia quando foi tão criticado por eles e que hoje ele mostra que ele foi capaz de conquistar algo que eles nunca conseguiram e que em pouco tempo de presidência foi o destaque no mundo todo e que é algo que nunca irão conseguir

"NOVA"

Unknown disse...

Os tres personagens são lula,serra e f.Henrique; O chargista tentou mostrar que alem de saber ler ingles o atual presidente tenta mostrar aos demais personagens da charge ( ex presidente e candidato a presidencia) que quando se trata de Brasil time significa EQUIPE e não tempo nem nome próprio de qualquer revistinha.

Unknown disse...

Lula mostra que mesmo nao tendo ensino completo, curso superior, etc. Ele conseguiu chegar muito longe e que as barreiras são puladas facilmente por quem tem determinação.