terça-feira, 13 de julho de 2010

Sem saber que estavam produzindo um texto coletivo, alunos e alunas das turmas de 1ª série construíram essa beleza que eu gostaria de ter escrito como avaliação da nossa Agrogincana de 2010.

XIV Agrogincana do CIAPI


Este ano a nossa agrogincana teve como tema e inspiração a África, que nos trouxe várias danças, símbolos e costumes daquele continente (Matheus Franklin – 1002). Ela é uma festa de alegria; as pessoas aprendem a perder o medo de atuar nos palcos, aprendem a competir com mais garra, com solidariedade e amizade (Leonardo Bastos – 1002). Além disso, tem como finalidade fazer com que todos saibam competir em equipe e principalmente ser amigo (Júlia Fernandes – 1002). Por isso a gincana do CIA é um meio de descoberta de valores, pois pessoas que não conhecem sua capacidade ou seu talento de fazer um teatro ou uma dança estão lá realizando (Maria Geralda – 1002).
Na nossa concepção, a gincana é uma excelente atividade oferecida pela escola, com o intuito de nos divertir, nos distrair um pouco, mas com o objetivo fundamental de aprendizado, cooperação, competitividade e ética. Afinal de contas, a escola quer nos preparar para o futuro, porque nessa vida nós não somos nada sozinhos (Celiton Félix – 1001). Mas, acima de tudo, a agrogincana é um divertimento, uma interação dos alunos com os professores e momentos de felicidade que marcam nossa vida (Douglas Miranda – 1001).
Além de tudo voltado para o conhecimento, o lazer e a cultura (Josiano Almeida – 1001) é inegável o exercício do trabalho em equipe. Apesar das discussões, conseguimos fazer novas amizades, aprendemos também a ter mais compromisso e responsabilidade e cada um coloca sua criatividade em prática (Natália Abrantes – 1001).
A desenvoltura com que se vive a agrogincana promove e valoriza mais ainda a relação entre professores, alunos e funcionários (Ariane Lorena – 1002). E também ensina a ter união, a trabalhar em grupo – que é muito importante –, pois o mercado de trabalho exige a socialização do saber e do fazer. Portanto, a gincana é um bom exercício (Leonan Neri – 1001) e, nesse ponto, ela é uma força importante, pois o mercado, além de trabalho, tem exigido competência de se trabalhar em equipe (Ítalo Rodrigues – 1001).
Verdadeiramente, a agrogincana do CIA faz vários alunos e professores trabalharem para um grande momento de alegria e paz que culmina com a união de todos (José Geraldo – 1001). Por isso ela é a oportunidade de conhecer de verdade quem são os nossos amigos, os professores, até mesmo de cada um se conhecer a si mesmo. É um tempo de descobrir coisas que nem se imaginou capaz de fazer (Jéssica Aparecida – 1001). Afinal, os novos amigos... a interatividade que se vive, no decorrer da gincana, nunca se pode esquecer (Vívian Faria – 1002). Por isso mesmo, o mais legal dessa agrogincana é que todo mundo ajuda. Todo mundo: até aquelas pessoas que tinham alguma desavença, e isso é muito positivo (Rodrigo Zem –1001).
Como nesses 14 anos, todas as equipes foram vencedoras. Mas somente uma saiu com o troféu e desta feita foi a equipe 3. Não se pode achar que esta gincana tenha sido a melhor, mas foi muito boa para aprendermos a compartilhar mais as coisas, fazer mais amizades e conhecer o talento que nossos amigos têm (Marlúcia Karla –1002).
Já a vitória!... A vitória é de todos, pois o objetivo é muito mais que alcançado e nos mostra que mesmo na hora da disputa, há sempre uma mão amiga (Gisele Cruz – 1002).


Texto de produção coletiva dos alunos e alunas da 1ª série do EM do Colégio Agrícola de Itaperuna.