terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Invenção da Ficção

O ano letivo está chegando ao final. Ele foi produtivo. Fizemos coisas muito legais. Uma delas, certamente, foi a invenção de texto a partir do clip de "Another Brick in the Wall" do Pink Floyd. Fiquei orgulhoso de vocês como contadores de história. Escolhi dois trabalhos para postar aqui. Não fiquem com ciúmes. Todos ficaram bons, mas esses são um exemplo de criatividade e correção ortográfica.

Em uma época quando os professores faziam as leis, crianças eram transformadas, não tinham sua infância, brincadeiras de criança. Viviam sob regras e mais regras, como se fossem animais e a escola uma grande fábrica pronta para abatê-las.
Os professores eram tão rígidos que não aceitavam sequer olhares que não fossem para eles. Como aconteceu uma vez em uma aula de história. O professor se viu no direito de ler o diário de um aluno para toda a classe:
_ O que é isso? Deixe me ver! Ah, que lindinho! Deixe de tolice, garoto; presta atenção na aula, guarda essa porcaria.
A turma toda zomba do menino. Coisas assim aconteciam frequentemente. Crianças eram oprimidas, assim como toda a população que era controlada pelo Estado.
Mas tudo isso mudou e houve uma grande revolta nas salas; tudo quebrado, fogo por toda a parte; professores sendo queimados. A vida de máscara dos alunos havia acabado e eles podiam, além de ser crianças outra vez, voltar para casa.
Fernanda Araújo e Jennifer Ferreira (1001)

Era uma vez um menino inglês que estudava em uma escola muito ruim. Esse menino tinha alucinações quando estava no colégio. Por medo, sentia que estava indo pro matadouro. Que os outros alunos, e inclusive ele, eram animais que iriam ser massacrados.
Os professores sempre sérios, parecendo carrascos. Batia o sino e todos eles se dirigiam às salas para judiar dos alunos.
_O que você está fazendo aí? É um diário? Senhoras e senhores: “Hoje vou pra a escola, mas tenho medo do professor brigar comigo!” Ha, ha, ha!
Esse mesmo professor, ao sair com a sua mulher, tem lembranças de quando bate nos alunos, mas não sente nenhum remorso.
Naquela sociedade, os alunos ao chegarem à escola passam por um processo que os deixa prontinhos para serem moídos pelos professores. Os alunos ficam só esperando, com saudade, seus pais os tirarem de lá. Mas, enquanto isso não acontece, não podem fazer nada.
Sâmella e Midyã Barreto (1002)

Ficara devendo a vocês o clip com legenda, não foi?! Pois ele está aqui. É só clicar.


28 comentários:

CARLOS ALBERTO disse...

É uma história muito interessante e e verdade antes os professores eram violentos hoje são os alunos.

jose renam disse...

Que história louca...
achei muito legal e vi que os alunos tem muita criatividade

Elenine Pereira' disse...

Hoje no meu ponto de vista não temos tanta violência de professor ao aluno mais temos sim do aluno e dos pais ao professor.
Concordo com que os dois textos afirmam,que antigamente ir para escola era como se fosse ir a um matadouro e os textos também são bastantes coerentes ao video clipe.Achei muito bom!

João pédro disse...

Na minha opinião, antigamente os professores eram muito rígidos com os alunos e isso era uma coisa muito ruim para eles, pois isso prende a criança em si mesma. Já hoje em dia os professores são pessoas legais que dão ao aluno a chance de se soltar e expressar suas próprias opiniões.

Rodrigo disse...

Eu acho que é uma história muito interessante por que antigamente os professores sombavam dos alunos, já hoje os professores são mais legais eles ensinam melhor do que antes eles não são aqueles professores que sombam dos alunos que batem nos alunos porisso eu acho essa história interessante.

Eduardo Tavares disse...

Essa é a realidade de antigamente, graças a Deus isso acabou.
Hoje em dia, principalmente na minha escola, os professores tratam bem os alunos.
Ainda mais na minha escola, que é um internato, os professores nos tratam como filhos e amigos, dão conselhos visando nosso futuro.
Eu tinha muito medo de estudar em um colégio interno por causa dos filmes que passam na tv, mas agora eu gosto tanto daqui e das amizades que fiz que já estou com saudades.

Cecília 1001 disse...

Basicamente , é uma história muito interessante, declarando que antigamente os professores eram muito brutos com os alunos , hoje em dia as histórias se invertem , os alunos é que quase batem nos professores , isso é alarmante !
E eu fico me questionando , talvez se os professores fossem mais rigídos igual eram antes talvez os alunos não seriam igual são hoje , com essa falta de respeito toda , talvez com a ''maldade'' os alunos fossem mais humanos , e não como animais , como a maioria é hoje em dia !

lucas villela 1001 disse...

Eu achei que os comentários ficaram muito legais , e conseguira representar bem as duas turmas.

Israel 1001 [O$ Primo$] disse...

Bem,tudo o que eu posso ver sobre esse clip,as alunas já disseram.
Essa escola não passava de um abatedouro de sonhos.Sua intensão não era o aprendizado dos alunos, mas a crueldade.Os motivos para isso acontecer só eles sabem.
Bem, pelo menos isso śo acnteceu nsse clip, Eu acho...

Fernanda Araujo disse...

Eu gostei muito de realizar o trabalho, pois sabia que antigamente os professores eram muito rígidos mais não o tanto mostrado pelo vídeo. Muito interessante, mostra a vida real.

Fabio barbosa 1001 disse...

é uma historia muito interesante,e que é verdade os professores antigamente era agrecivo e no dia de hoje os ajunos que são agrecivos....
gostei muito....

jennifer(1001) disse...

acho esse ensino meio forçado,mas as crianças de antigamente eram + inteligentes...
hoje em dia as pessoas naum quer saber d nada,ate por que os professores não batem + nos alunos e graças a deus por isso.

Anônimo disse...

pow é um texto muito bem feito elas tiveram muita inteligencia,e essa historia nos mostra que as aulas mudaram muito porque hoje são os alunos que são violentos,nem todos mas são.

willian o$ primo$ 1001 disse...

pow é um texto muito bem feito elas tiveram muita inteligencia,e essa historia nos mostra que as aulas mudaram muito porque hoje são os alunos que são violentos,nem todos mas são.

Márcio 1001 ( O$ Primo$ ) disse...

É, realmente, o que dizem é que antigamente os professores eram muitos violentos com os alunos, mas hoje em dia tudo está totalmente diferente: os alunos que estão violentos com os professores.
Aquele video clipe, no meu ponto de vista, faz bastante sentido com o que os alunos viviam antigamente, porque quando iam pra aula era a mesma coisa de ir para um matadouro.rsrsrsrs
E quanto à Jennifer, Fernanda, Sâmela e Midiã mandaram super bem no comentário que elas fizeram.

PARABÉNS A elas.

By:Márcio 1001 ( O$ Primo$ )

Raphael Gomes 1001 disse...

Eu entendi que nquela época os alunos apanhavam dos professores, hoje as coisas mudaram os alunos que querem bater nos profesores.

Victor A7x 1001 disse...

Eu acho que hoje os alunos estão muito soutos. mas tambem acho que se fosse como era antigamente seria muito ruim.

Matheus *901 disse...

algums anos atras os professores eram muito rígidos com os alunos e isso era uma coisa muito ruim para eles eu acho que não temos tanta violência de professor hoje aos aluno mais temos sim do aluno ao professor.

tayna 901 disse...

No meu ponto de vista nao temos tanta violência de professor ao aluno mas temos de país com professores e até mesmo alunos com professores.

Unknown disse...

A historia é bem realista num digo nos tempos de hoje...mas antigamente era quase o que se passa nesse filme,os alunos eram oprimidos pelos professores sem direito de expressão...

Josiano 901 disse...

Na minha opinião os textos que o professor Zé Luiz escolheu conta direitinho o que o video clip tenta nos passar, a realidade de uma escola muito rigida que oprime as crianças de tudo aquilo que tenhão vontade....

Jonathas & Lucas disse...

Era uma época em que os professores faziam as leis sobre os alunos, um tempo muito rígido, que até mesmo para um aluno ir ao colégio era obrigado pelos pais, pois para eles o colégio significava um matadoro. Antes os professores que eram violentos com os alunos, hoje é ao contrário.

Unknown disse...

Eu acho que antigamente eles faziam palmatória e o escambal a quatro mais eu cho que isso foi bom ter acabado porque a maioria dos alunos sao revoltados e rebeldes e por isso eu acho que se eles continuacem com isso os alunos iriam acabar batendo nos professores ou ate martar...

Gisele e Marlúcia 901 disse...

Pelo que podemos perceber, hoje em dia,as coisas estam se invertendo; por exemplo, a violência nas escolas está diminuindo de professores com alunos, mas, infelizmente, agora são os alunos que estão partindo para cima dos educadores.
Não concordamos com o que aconteceu e com o que está acontecendo pois a educação vem de casa.

Gustavo Tavares disse...

Eu achei ótimo essa história e muito interessante, por que antes os professores eram covardes, hoje os alunos que botam ordem.

Unknown disse...

os aluno não pode ser tratado como cachorro e nem apanha dos professores com livrada e regua mas ohoje india eu acho que isso diminuiu bastante

fernanda901 disse...

Essa história é muito interessante porque antes os professores eram muito rigidos com os alunos mas hoje mudou são os alunos que estão assim.

Unknown disse...

História do conhecimento e da verdade.
Todas as palavras da histórias são verdadeira, aone fomos chegar. me Deus, sou ex-aluna do Agrícola, só os professores e os alunos que presenciaram minha passagem por essa maravilhosa escola pra falar fui igualzinha está dizendo na história. Fui rebelde, violenta, em alguns momentos sim, mas, fui, e não soubie aproveitar os belos e bons professores.

Hoje me arrependo e sinto falata do que podia ter feito e do que podia ter aprendido mais. hoje e sempre poderei dizer nem tudo na vida é violência.