segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Violência “na” e “da” escola

A violência que ocorre “na” escola é associada aos graves problemas sócio-econômicos das grandes cidades, o domínio do narcotráfico, as gangues, o declínio da autoridade dos pais e professores, a violência reproduzida da TV e dos jogos eletrônicos, etc.

A violência “da” escola, historicamente, reproduz as desigualdades sociais, produz castigos físicos em nome da “disciplina”, da “moral”, dos “costumes”, da “adaptação à sociedade”. A palmatória é o principal símbolo dessa educação repressiva e tradicional, infelizmente, ainda não abolida em muitas partes do mundo.

Curioso é que, a violência praticada pela professora de antigamente vem sendo substituída por uma nova forma de violência dos alunos contra os professores, seus bens, e o patrimônio da escola. Hoje, professores de todo o país sofrem desrespeito, ameaças, e agressões físicas dos alunos e pais deles. Escolas são depredadas, pichadas, roubadas, aparentemente como simples vandalismo. Principalmente falta envolvimento da comunidade local para evitar que a escola seja violentada por seus próprios alunos ou estranhos, e os professores continuem sendo desrespeitados e ameaçados.

RAYMUNDO DE LIMA

Revista Espaço Acadêmico nº 78 - dezembro/2007

Meninos e Meninas, este é um assunto recorrente quando se fala em Escola. Mas e você, o que acha da violência "na" e "da" Escola? Quando ela existe? O que podemos fazer para superá-la?

20 comentários:

Elenine Pereira' disse...

A violência nos dias de hoje está bem visível e cada vez pior..


Na minha escola eu observo que há alguns tipos de violência, como:

1-Roubar pessoas que as vezes nunca fez nada a ninguém,só pelo simples fato de sacanear;
2-Jogar bota no colega,urina nas coisas dos amigos e etc..
3-Jogar o amigo aniversariante no poço;
4-E outros...

Jose Renan disse...

Infelizmente nas escolas, tem muita violencia. isso me deicha muito triste pois amo a escola, os profesores, mais tem alguns que não ligam para nada e ficam "tocando o terror" como eles mesmo falam
na minha escola observo os sengintes aspctos de violencia:
Roubos,agreçãofísica e moral,depredação de patrimonio publico, e entre outras

CARLOS ALBERTO 801 disse...

eu concordo plenamente com tudo escrito pois é a pura realidade.
Em todo o Brasil a violência nas escolas tem sido muito grande.
No colégio onde estudo como em todos os outrostambem existe violência como roubar, cerrar cadiado dos outros, passar pasta nos colégas e etc.

Rodrigo 801 disse...

Violência é um comportamento que causa dano ao ser vivo ou até a um objeto.
Na minha escola existe violência como: Quebrar cadeados dos colegas, jogar os colegas no lago, bater nos animais. Em toda escola do Brasil existe violência pricipalmente em cidade grande.

João Pedro 801 disse...

Eu acho a violência uma coisa muito ruim para a sociedade, pois hoje em dia se você ligar em um jornal a única coisa que você verá é a violência em todos os lugares: na rua, em casa, no traballho etc... Na minha opinião, uma das causas da violência é o desemprego que existe hoje no Brasil. Infelizmente as pessoas mais pobres, sem comdição, acabam entrando para vida da violência e isso é muito ruim para todos.

Na minha escola observo violências tais: Pessoas urinando nos pertences dos outros, outros arrombando cadeados dos colegas e roubo.

Eduardo Tavares disse...

Muitas vezes os alunos adotam condutas violentas como forma de proteção.

Em minha escola há violência sim. Alguns exemplos são as depredações contra a escola, algumas vezes também abrem o armário dos outros; porém, as brigas entre alunos são quase inexistentes em minha escola, por que todos sabem que quem briga é expulso e ninguém quer sair da escola.
Existem em minha escola também alguns roubos duramte o ano letivo.
A violência nas escolas não é um fenômeno novo. Todavia tem vindo a assumir proporções tais que a escola não sabe que medidas tomar para sanar este problema.

Pedro disse...

A violência que ocorre “na” escola é associada aos graves problemas sócio-econômicos das grandes cidades, o domínio do narcotráfico, as gangues, o declínio da autoridade dos pais e professores, a violência reproduzida da TV e dos jogos eletrônicos, etc.

Alexandre turma701 disse...

A violência na escola está grave, porque tem muitos alunos que não respeitam os professores e até fucionários. Então devemos tomar uma atitude e ajudar a todos contra a violência.

carliésio701 disse...

Infelismente temos violência até hoje nas escola, e cada vez mais vem piorando.Aescola e para aprender a ser cidadão.

Anthony maick 701 disse...

A violência está cada vez pior por que a maioria dos pais não educão os seus filhos direito os meninos e meninas de hoje fazen o quequer

Matheus *901 disse...

Onde eu estudo eu nao acho que tenha muita violencia assim pois eu levo a maioria da caisas na brincadeira mas ainda tem sim como:roubo,agreçao fisicas e outros!

Fernanda901 disse...

A violencia está cada vez mais pior.
Nas escolas hoje está cada vez pior porque está acontecendo muita violencia .
Escolas são depredadas, pichadas, roubadas, aparentemente como simples vandalismo.

Unknown disse...

Na minha opinião essas violencias nas escolas e bobagem porque de vez enquanto os pais falam mau dos professores e os alunos que estão errados e os professores que toma esporro e esses pais que tem reclamação os pais deveriam assistir um dia de aula com seu filhos que chegam com reclamações ou ver filmagens de um dia de aula de seu filhos...

Gustavo 901 disse...

Na minha escola tem vários tipos de violência, uma delas é a brimcadeira de mal gosto (fica agarrando, fica dando soco um no outro e etc...) que alguns acham maneiro e outros acham uma otarice.

Unknown disse...

É um absurdo esse tipo de violencia na escola,e esta cada vez mais licitas que as pessoas qua a pratica nem se da o trabalho de desfarçar....
Mas isso pode ser mudado se todos se enpenhasse e estivesse realmente dispostos a mudar essa questão...Uma da possobilidades eh:
-tendo mais dialogos com os alunos.
-tendo um convivio familiar com estes alunos.
-proucurando entender o motivo da tal reação...
Entre outros....

Jonathas & Lucas disse...

A violência reproduz as desigualdades sociais, que muitas vezes podem afetar o sistema nervoso em alguns casos. A violência nos colégios influencia muito a disciplina e a educação que os alunos tem em casa e também não podemos esquecer do respeito um ao outro, como muita das vezes nas escolas internas (Tempo Integral), pois os alunos vivem mais nela do que nas suas próprias casas. Temos que demonstrar todos os atributos que aprendemos em casa como:
amor, respeito, honestidade, lealdade, fidelidade, humildade etc.

tayna 901 disse...

Violência é um comportamento que causa dano ao ser vivo ou até a um objeto.
Na minha escola existe algumas como exemplo, roubar as coisas das pessoas pelos simples fato de sacanear.
Eu acho a violência uma coisa muito ruim para a sociedade, pois hoje em dia se você ligar em um jornal a única coisa que você verá é a violência .

Unknown disse...

aviolencia na escola e muito comum mas não e so por causav a pessoa brinca de jogar vc no posto quer diser que ala ta fasendo uma violencia mas claro que existe

maria901 disse...

A violencia no brasil nem é muita novidade,pois na minha antiga escola é o que mais tinha, mas eu me fasso uma pergunta pra mim mesma, porque existe violencia no mundo?as pessoas não se tocam que a violencia não levam nada a ninguem as como minha opinião para muitas pessoas não serve para nada...
esta é minha opinião sobre a violencia...um prospero ano novo para voce zé...

Marlúcia e Gisele 901 disse...

Na nossa querida e amada escola há algumas violências como:
_ Furto
_ Fofocas
E muitas outras violências que nos desagradam.