segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Carta a um jovem internauta


Frei Betto


Sei que você passa longas horas no computador navegando a bordo de todas as ferramentas disponíveis. Não lhe invejo a adolescência. Na sua idade, eu me iniciava na militância estudantil e injetava utopia na veia. Já tinha lido todo o Monteiro Lobato e me adentrava pelas obras de Jorge Amado guiado pelos "Capitães de areia".

A TV não me atraía e, após o jantar, eu me juntava à turma de rua, entregue às emoções de flertes juvenis ou sentar com meus amigos à mesa de uma lanchonete para falar de Cinema Novo, bossa nova – porque tudo era novo – ou das obras de Jean Paul Sartre.

Sei que a internet é uma imensa janela para o mundo e a história, e costumo parafrasear que o Google é meu pastor, nada me há de faltar...

O que me preocupa em você é a falta de síntese cognitiva. Ao se postar diante do computador, você recebe uma avalanche de informações e imagens, como as lavas de um vulcão se precipitam sobre uma aldeia. Sem clareza do que realmente suscita o seu interesse, você não consegue transformar informação em conhecimento e entretenimento em cultura. Você borboleteia por inúmeros nichos, enquanto sua mente navega à deriva qual bote sem remos jogado ao sabor das ondas.

Quanto tempo você perde percorrendo nichos de conversa fiada? Sim, é bom trocar mensagens com os amigos. Mas, no mínimo, convém ter o que dizer e perguntar. É excitante enveredar-se pelos corredores virtuais de pessoas anônimas acostumadas ao jogo do esconde-esconde. Cuidado! Aquela garota que o fascina com tanto palavreado picante talvez não passe de um velho pedófilo que, acobertado pelo anonimato, se fantasia de beldade.

Desconfie de quem não tem o que fazer, exceto entrincheirar-se horas seguidas na digitação compulsiva à caça de incautos que se deixam ludibriar por mensagens eróticas.

Faça bom uso da internet. Use-a como ferramenta de pesquisa para aprofundar seus estudos; visite os nichos que emitem cultura; conheça a biografia de pessoas que você admira; saiba a história de seu time preferido; veja as incríveis imagens do Universo captadas pelo telescópio Hubble; ouça sinfonias e música pop.

Mas fique alerta à saúde! O uso prolongado do computador pode causar-lhe, nas mãos, lesão por esforço repetitivo (ler) e torná-lo sedentário, obeso, sobretudo se, ao lado do teclado, você mantém uma garrafa de refrigerante e um pacote de batatas fritas...

Cuide de sua vista, aumente o corpo das letras, deixe seus olhos se distraírem periodicamente em alguma paisagem que não seja a que o monitor exibe.

E preste atenção: não existe almoço grátis. Não se iluda com a idéia de que o computador lhe custa apenas a taxa de consumo de energia elétrica, as mensalidades do provedor e do acesso à internet. O que mantém em funcionamento esta máquina na qual redijo este artigo é a publicidade. Repare como há anúncios por todos os cantos! São eles que bancam o Google, as notícias, a wikipédia etc. É a poluição consumista mordiscando o nosso inconsciente.

Não se deixe escravizar pelo computador. Não permita que ele roube seu tempo de lazer, de ler um bom livro (de papel, e não virtual), de convivência com a família e os amigos. Submeta-o à sua qualidade de vida. Saiba fazê-lo funcionar apenas em determinadas horas do dia. Vença a compulsão que ele provoca em muitas pessoas.

E não se deixe iludir. Jamais a máquina será mais inteligente que o ser humano. Ela contém milhares de informações, mas nada sabe. Ela é capaz de vencê-lo no xadrez – porque alguém semelhante a você e a mim a programou para jogar. Ela exibe os melhores filmes e nos permite escutar as mais emocionantes músicas, mas nunca se deliciará com o amplo cardápio que nos oferece.

Se você prefere a máquina às pessoas e a usa como refúgio de sua aversão à sociabilidade, trate de procurar um médico. Porque sua auto-estima está lá embaixo e o computador não haverá de encará-lo como se fosse um verme. Ou sua auto-estima atingiu os píncaros e você acredita que não existem pessoas à sua altura, melhor ficar sozinho.

Nas duas hipóteses você está sendo canibalizado pelo computador. E, aos poucos, se transformará num ser meramente virtual. O que não é uma virtude. Antes, é a comprovação de que já sofre de uma doença grave: a síndrome do onanismo eletrônico.


*Frei Betto (foto) é escritor, autor dos livros 'Fidel e a Religião', 'Batismo de Sangue', 'Aquário Negro', entre outras obras.

(Fonte: Correio da Cidadania)

25 comentários:

Fernanda901 disse...

Eu entendi que hoje em dia,os jovens estão ficando viciados em internet, e isso prejudica muito a nós.
Mas tem algumas pessoas que não acredita, mas eles estão errados, sim a internet é muito boa para nós sim, em algumas coisas como pesquisa e outras coisas.
Eu também acho que nós não podemos iludir com o computador porque só custa apenas a taxa de consumo de energia elétrica.
nós não podemos cair na bobeira de computador,é perdera nossa hora de lazer, de ler livros e outras coisas.

gisele 901 disse...

Achei interesante o modo em que o autor refletiu sobre o assunto,penso que alguns anos os idosos vâo agir como os jovens de hoje que infelismente só pensam em navegar no mundo em que só existe ele e seus "amigos" que vivem do outro lado do monitor.

Gustavo 901 disse...

Eu acho que o computador pode ajudar nas informações mas também pode prejudicar em algumas coisas, tipo doenças: síndrome do onanismo elêtronico. Por isso que eu não fico muito tempo no computador.

lucas disse...

Na minha opinião o autor deste texto quis diser que os, jovem de hoje, estão muito ligado no computador utilizando com coisas que não postão e utilizando de modo erado .

matheus 901! disse...

Eu acho por um lado o que o Freio Betto esta certo pq tem muitas coisa para fazer de bom na intenet como faser pesquisa de escola ler um livro que vc nao pod compra e etc...
mas pra mim a internet nao e so pra estudo mas tbm para diversão

Unknown disse...

Esse texto do Frei Betto relata os problemas do viciados em internet poque pode acabar com a vida de umas pessoas e outras pessoas podem mostar sua família pela internet existem pessoas que usam a internet pra poder acabar com outras pessoas e eu acho que as pessoas deveriam tomar mais cuidados com a internet com site heroticos,bate papo,videos inadequados e até imagens.mais as pessoas deveriam alertar seus filhos do risco que eles podem correr e se forem viciados levarem ao medico para tratamento.

Josiano 901 disse...

Na minha opinião a internet e um mundo muito esplorado repleto de intreterimentos e informações, mas como tudo nessa vida tem suas vantagens é disvantagem. A internet deichou muitos jovens,adolessentes e ate mesmo os adultos preguiçosos pela facilidade de se obter as coisas que procuramos.Se não fosse a internet teriamos que pesquisar livros e enciclopedias o que tornaria muito mais complicado...

Marlúcia Carla 901 disse...

Pude perceber que o computador não é mais inteligente que os humanos,mas pode nos oferecer grandes benefícios como conversa com uma pessoa que está distante,fazer pesquisas,saber mais sobre as coisas que se passam ao nosso redor, mas que nós não vemos, e podemos também jogar, mas devemos parar e pensar que isso tem suas partes ruins como: nossas mãos podem dar alguma lesão, podemos ter problemas de vista e até como acontece muitos casos de estarmos conversando com algum pedófilo. Mas antes de mais nada sabemos que devemos utilizar o computador para fazer coisas boas e não ruins.

Jose Renam disse...

Eu acheio o texto muito intereçante, pois a internet e muito bom, mais voçe não pode deicha-la te te dominar.
E entendi tambem que tem tempo para tudo:lezer diverção exercicos físicos e internetci

Eduardo disse...

Este é um texto muito interessante que conta a verdade sobre os adolescentes de hoje endia.
As pessoas de hoje endia estão com a saúde mas afetada e obesas.
E estão mas monotonas.

Elenine Pereira disse...

Creio eu que hoje em dia a maioria de nós humanos vamos a internet para visitar sala de bate papo, orkut e jogos online. E acabamos esquecendo de tantas coisas e conhecimentos que temos em um computador.
Esse texto retrata muito bem o que acontece nos dias de hoje em nosso planeta.

João Pedro disse...

Eu achei esse texto muito interessante pois ele fala sobre a juventude de hoje em dia que prefere ficar no computador ao ler um bom livro, pois ha pessoas que ao inves de sairem e curtir a vida, ficam sentados em frente ao computador, engordando e ficando sedentario e isso fas mau a saude.

Amanda Pacheco disse...

Eu acho que o texto realmentetem razão.
O mundo jovem está trocando totalmente livros, jornais, revistas, enciclopédias e outras diversas informações e notícias importantes pelo computador, videogames e como dizemos nossas gírias"lanchinhos da madrugada" via net, no caso... bate papo, msn, orkut, tudo isso tem nos chamado atenção a trocarmos o mais importante pelas viagens ao mundo jovem.
E isso é ruim pois causa coisas que prejudicam primeiramente nossa saúde e depois nosso aprendizado para o nosso futuro.

Rodrigo 801 disse...

Eu entendi que o computador pode deixar as pessoas mais viciados e até ajudar as pessoas pode ajudar a comunicar com parentes que estão longe a fazer trabalhos pode fazer até compras pelo computador .Por isso eu acho q o computador pode ser bom e ruim.etc

alexandre turma701 disse...

Acho certo o texto, porque o computador é sim para brincar, mas também para pequisar sobre notícias importantes.

orlando disse...

Acho que todos tem que ter um tempo para tudo, para tudo e até masmo para usar a internet mas sem danificar a nossa vida.

Franklin Santos 701 disse...

o Texto pssauma mensagen muito interessante no qual retrata a vida o nosso dia a dia. Nós não vivemos mais sem a internet temos que abrir nossos olhos estamos perdendo muito tempo com coisas sem lucro.

Willian 701 disse...

O texto fala sobre o uso da internet com exagero e tem coisas que são verdade. Nós, os internautas, deixamos de sair por causa da internet, deixamos de conversar com os amigos. Por causa disso, a internet nem sempre faz bem para nós adolescentes.

carliésio-701 disse...

eu acho que o computador tem dois lado: O bom e o outro e ruim. O bom é que você sabe as noticía do mundo todo, e o ruim é pode fazer mal a nossa saúde.

weslley disse...

O texto fala o que a internet oferece para nós adolescentes,mas temos que ficar espertos, pois na net tem coisas boas para nos oferecer e coisas bobas para oferecer; também tem pessoas até ficando alucinadas pela internet.
Então devemos separar um tempo para podermos usá-la, pois ela oferece para as pessoas jogos, orkut, piadas, vídeos e direito à cidadania aos trabalhos de escolares etc.

julyanna 601 disse...

Pensa-se que a internet o uso de sites de relacionamentos são otimas recomendações para os a dolescentes. mas, na verdade, isso pode ser um perigo!hoje en dia a pedofilia pode estár em qualquer lugar, até na internet então
é pereciso tomar muito cuidado com as converças anonimas e os sites de relacionamento.

Anthony maick 701 disse...

Eu achei que o computador causa muitas coisas como distraiçao, problemas na vistas e várias coisas. E muitos dos jovens estãõ ficando loucos.

creuziano 601 disse...

O autor está correto porque a internet nâo é um mar seguro para os relacionamentos. É preciso ter muito cuidado quando expomos certas informações sobre nós.

Unknown disse...

Zé não fui na aula mais to fezendo o trabalho em casa.

Creio eu que hoje em dia a maioria de nós humanos vamos a internet para visitar sala de bate papo, orkut e jogos online. E acabamos esquecendo de tantas coisas e conhecimentos que temos em um computador.
Esse texto retrata muito bem o que acontece nos dias de hoje em nosso planeta.
Hoje em dia deixamos de ler um livro para entrar em orkut, msn, etc...
Temos o exemplo do aluno Leonam,
que mal o professor fala q vai para sala de informatica ele ja esta la na porta esperando para ser o primeiro a entrar, envés de fazer seus trabalhos vai jogar HABBO.Esses jogos de hoje em dia vicia muito os adolecentes e ate mesmo adultos.

Unknown disse...

acho que tentao ver os lados criticos do cotidianos nosso com mais abuzo por que em alguns casos realmente e hum absurdo o que vemos nos dias de hoje e principalmente na parte politica mais , a questao das chargens e do cartoon so tentao mostra o lado mais contraido dos problemas parlamentares por que o governado nao sabe falar nem oi em ingles rsrsr e brincadeira