segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Tarefa de escrever

Meninos e meninas, o Romantismo brasileiro é certamente uma das Escolas Literárias em que nossa produção artística foi mais profícua. Por isso, é muito importante conhecer razoavelmente sua prosa e sua poesia.
Você, que está lendo algum romance romântico, poste aqui o título da obra, o nome do autor e uma pequena apresentação da história.

16 comentários:

Anônimo disse...

Eu acabei de ler uma escrita de J.J.Rousseau que se chama O Encanto da solidão.
Ele fala alguma coisa muito interessante só que é apenas um texto que serve pra introduzi o romance de Visconde de Taunay.

Anônimo disse...

A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães.
No capítulo I. Na parte que eu li, os acontecimentos se deram durante o reinado de D. Pedro II, no município de Campos dos Goytacases. À pouca distância da vila de Campos havia uma linda fazenda. Nessa fazenda havia uma linda voz vinda de um quarto, essa moça se chamava Isaura.

Anônimo disse...

Cinco Minutos de José de Alencar é como se fosse uma carta onde o autor reporta a sua prima os acontecimentos relacionados a Carlota, uma moça cuja conheceu-a em um ônibus por causa de cinco minutos de atraso,porem a linda moça sofria de uma doença que a matava aos poucos. Apesar da moça amá-lo profundamente, não queria que ele se liogasse a ela e sofresse como ela sofria. Mas ele nao se deixava levar por essa vontade dela e teve tanta vontade de ajudá-la que aos poucos ela foi se recuperando. Casaram-se e vivem felizes no interior, onde cultivam seu amor.

Anônimo disse...

Eu comecei a ler a viuvinha de José de Alencar .
A pagina que eu li estava falando de um casa de namorado que estavam no jardim da casa de um casal de idosos e a senhora chegou na janela e escutou uma voeis e a senhora chamou eles para entra etc.
Pela esa pagina que eu li este texo e muito enteresante vale apenas continuar a ler .

Anônimo disse...

Lendo Cinco Minutos de José de Alencar, percebo que se trata de uma espécie de carta que ele manda a sua prima Carlota. Ele fala de como a falta de pontualidade o ajudou. Por causa de cinco minutos de atraso ele conheceu o amor de sua vida num ônibus. No final da trama eles se casam e passam a morar longe da sociedade. Na carta escrita pelo autor ele conta detalhes de todos os acontecimentos até o casamento dos dois. Um clássico romance romântico.

Anônimo disse...

Li o livro "Ubirajara" de José de Alencar. um livro muito interessante apesar de ser um livro romântico, que na qual não gosto muito."Ubirajara" conta a historia de um índio chamado "Jaguaré" que e desafiado à um duelo com "Pojucã" o mata dor de gente, e nesse duelo os dois lutam bravamente com todas suas forssas e no final do duelo quem vence e o nosso bravo "Jaguaré" se chamando agora "Ubirajara" o guerreiro da lança.

Anônimo disse...

A ESCRAVA ISAURA de BERNARDO DE GUIMARÃES,O autor fala de D.Pedro primeiro,que retrata sobre a escrava Isaura nos momentos sentimentais da escrava.Pois num momento o autor fala o romântico da vida da escrava Isaura. No momento, Zé Luiz, é só isso que eu sei. Eu gostei do texto,foi muito legal e interessante...

Anônimo disse...

Estou lendo o livro 'A Viuvinha' escrito por José Alencar.
Estou achando muito interessante pois ele no começo fala sobre o cotidiano da vida.
È isso ai depois quando eu acabar de ler o livro eu conto o final pra vocês.

1001 é nois;

ass: FelipeGurgel

Anônimo disse...

a viuvinha

José de Alencar

O livro a viuvinha conta a história de um rapas que se apaixona pela mulher do se melhor amigo ,que morre . após a morte do marido da mulher ele declara seu amor pela moça e descobre que ela tambem gosta dele.


Daniel dos Santos Araujo

Anônimo disse...

Eu gostei muito sabre o livro a alma penada o autor que alma vôo pelo céu e se tranforma em pó e autor
Ele fala muita coisa sabre a poesia e cronica

Anônimo disse...

senhora
José de Alencar


Senhora era deusa dos salões, rainha dos bailes,quando pareceu na sociedade tinha apenas 18 anos e era esplendorosa. Senhora estava a procura de marido e usava os bailes para procurar o esposo perfeito.

Anônimo disse...

enbora eu não tenha lidotodo o textoeu achoei muito chato ele fala da sua prima e da religiaõdeli e é isto FIL

Anônimo disse...

comentário sobre Ubirájará mo pontoto de vista o livro é ótimo porque é uma ficção muito realistica é espressa a varios costumes do indío brasileiro



LIVRO:UBIRAJARA

AUTOR:JOSÉ DE ALENCAR

Anônimo disse...

Joaquim Emanuel de Macedo em sua obra a Moreninha,fala de três amigos que estavam em busca de grandes aventuras emocionantes envolvido com viagens e festas onde aparece as três meninas.

Anônimo disse...

Joaquim Manoel de Macedo .Em A Moreninha,
eu acabei de ler um livro que ele fala de coisas muito interessante,relacionada a uma
moça cuja eles conheceu-a em um baile.
E somente um texto que serve para introduzir os romances de Joaquim Manoel de
Macedo.

Anônimo disse...

A Viuvinha de José de Alencar,há dez anos pela praia da glória,minha prima,as nova ruas se abriram tivessem dado um ar de cidade as lindas encostas do morro de Santa Teresa ,ao cair da tarde,havia uma graciosa menina que vinha pela portinha do jardim encontrar-se com um moço que subia a ladeira para oferecer modestamente a fronte de um beijo de amor tão casto que parecia antes um beijo de pai.